20/11/2014

信心と私たち - O Shinjin e Nós


Parte 3 - Palestra proferida no Templo Ryôkaku-Ji (Hô On Kô 2005)
Rev. Futoshi Takehashi (Shaku Kôshû)

            Comumente temos a ideia de que ao escutarmos os Ensinamentos, nos tornaremos pessoas boas. Escuta-se uma palestra no Templo e já se considerando bom, basta retornar para casa e tudo volta a ser como era antes. E esse processo repete-se várias e várias vezes.
Aos olhos do Buda, absolutamente não há Shinjitsu (Verdade) no ser humano. E por que sabemos? Porque percebemos que estávamos errados. O encontro com o que é Verdadeiro, ou seja, com o Buda Amida, nos faz perceber o quanto estávamos equivocados. O Shinjin (Fé Verdadeira) a que se refere o Mestre Shinran, é o que nos faz saber que estávamos errados, porque nos faz perceber o quanto somos ignorantes.
            Nas escrituras do Mestre Shinran existe uma passagem que diz: “Louve apenas esta Fé”, que quer dizer que devemos louvar o Shinjin que ocorreu dentro de nós. Ele nos diz para juntar as mãos em reverência apenas ao Shinjin, apenas a essa .
Houve um monge chamado Kumarajiva, que foi um grande tradutor de inúmeros Sutras. Ele costumava dizer: "Por exemplo, a flor do lótus nasce no lodo, isso é um fato. Mas, ao colher o lótus, não se deve recolher junto a lama".
O monge Kumarajiva era casado e até tinha filhos, ele dizia que "a flor do lótus é o Despertar, o Satori do Buda, é a palavra do Buda, porém, floresce acima da lama, eu sou alguém que é como a lama, pois não consigo levar uma vida pura. Mas o que eu traduzo, o Ensinamento que eu prego, é verdadeiro. Não se equivoquem com isso."
Indo mais além, podemos dizer que a flor do lótus possui outro nome, que é Odeike 淤泥華 (flor do lodo, da lama). O lótus não floresce nas terras do planalto, floresce somente dentro da lama. Significa que a flor da Iluminação (Satori) só floresce onde existem paixões mundanas (Bonnô).
Kumarajiva prossegue dizendo: "sou um ser profano envolto em lama, mas afirmo que os Sutras que traduzi são Verdadeiros". Ele sentiu a Verdade (Shinjitsu) nos Sutras porque ele se achava um ser tal como a lama, penso eu. Por existirem as paixões mundanas é que se diz que há Salvação. Se a lama desaparecer, a flor de lótus murchará.
            O Buda Shakyamuni recomenda-nos o modo de vida chamado Caminho do Meio, que não é viver apenas realizando práticas ascéticas, nem uma vida buscando apenas o prazer. O que nos afasta dos pensamentos de 'bom' e 'mau' que possuímos é que é chamado de Caminho do Meio. Pensamos que o nascimento é bom e a morte é má; saúde e juventude são boas e a doença e o envelhecimento são maus, não é mesmo? O Buda nos diz para nos afastarmos disso. Mas não se trata de dizer que compreendendo-se essa teoria, está tudo bem, não é essa a questão.
O Buda nos exorta a viver conforme o Caminho, ou seja, conforme o Ensinamento, a Doutrina. Porém, enquanto estamos vivendo, não podemos nos afastar, nos distanciar desse pensamento dualista, portanto que vivamos sabendo que esse 'afastar-se' é o Shinjitsu, a Verdade, assim disse o Buda.
            O Caminho trilhado pelo Mestre Shinran foi o de conhecer plenamente que não se consegue afastar-se dos próprios pensamentos. Reconhecer a impossibilidade deste afastamento, é perceber que você mesmo está errado, não seria? Se formos definir a Salvação do Shinshû, diria que é conhecer a profunda ilusão de que não podermos nos afastar de nossos pensamentos. É ir descendo nas profundezas da própria ilusão, para então prosseguir despertando para o fato de sermos maus (Akunin). Esse despertar é que é a Fé, existe sempre quem nos ensina sobre nossas ilusões. Essa é a atuação, o trabalho do Buda Amida. Onde ocorre o choque entre nós que vivemos apenas de ilusão e o Buda Amida, é onde surge a Fé.



Kumajiva
    報恩講講話録【後編】(2005/11/19.20
    ──竹橋太師──

                私たちの平生の発想では教えを聞くと善い者になると思っております。寺で話を聞くと善い者になったつもりで家に帰ると元に戻る。こういうことを繰り返しております。仏様からみれば、人間には真実は全く無い。それが何故分かるのかというと、自分が間違っていたと分かるからです。真実なる阿弥陀様との出遇い、自分が間違っていたと分かる。親鸞(しんらん)聖人が言われる信心は、自分は間違っていた、愚かであることを信じるわけです。
            親鸞聖人の言葉には「ただこの信を崇(あが)めよ」というものがあります。自分の中に起こった信心を崇めなさいと。親鸞聖人は信心そのもの、信仰そのものに手を合わせなさいと言われているわけです。
            鳩摩羅什(くまらじゅう)というお坊様がおられました。様々なお経を訳された方です。この鳩摩羅什はいつでもこういう言葉を言われました。「たとえば、臭泥の中に蓮華を生ずるがごとし。ただ、蓮華を執りて臭泥を取ること勿れ」と。この鳩摩羅什というお坊様は結婚して子どもまでおられました。この鳩摩羅什がこの言葉を言うわけです。蓮華とは仏の覚り、仏の言葉である。しかしそれは泥の上に咲いている。私は泥のような人間だ。清らかな生活はできない。しかし私が訳し、説く教えは本物なのだ。そこを間違えてはいけない、と。
更に言えば、蓮華の花は「淤泥華(おでいけ)」という別名がある。蓮華は高原の陸地に咲くのではない。泥の中にしか咲かないのです。それは煩悩(ぼんのう)のあるところににしか覚りの花は咲かないということです。鳩摩羅什が、私は泥まみれの凡夫であるが、私の訳した経は真実だと言われる。鳩摩羅什が経を真実だと感じられたのは、自分が泥のような者だったからだと思います。煩悩があるから救われるということがあるのです。泥が無くなれば蓮華の花は枯れますよ。
            釋尊は私たちに「中道(ちゅうどう)」という生き方を勧められます。中道とは苦行だけをする生き方でもない。快楽だけを求める生き方でもない。私たちが持っている善い悪いという思いを離れることが中道だと言われます。生は善いけれど死は悪い、健康や若さは善いけれど病や老いは悪いという思いですね。これを離れよということです。ただ、この理屈が分かったからもういいという問題ではない。「道」、つまりこの教えによって生きよと言われているわけです。しかし、生きている以上は離れられない。離れるということが真実だと知って生きなさい、と。
                親鸞聖人の歩まれた道は、自分の思いを離れられないということを徹底的に知っていくことでした。この離れられないということを知るとは、自分が間違っているということに気付くということでしょう。真宗の救いとは何かというと、自分の思い離れられない迷いの深さを知るということです。自分の迷いの深さに下りていく。そして自分が悪人であることに目覚め続けていくわけです。この目覚めが「信」なのです。自分の迷いをいつでも教えてくれるはたらきがある。これが阿弥陀様のはたらきです。迷いだけで生きている自分と阿弥陀様がぶつかっているところが「信」です。
            親鸞聖人は「他化天(たけてん)の大魔王」が「信心」をまもるのだとおっしゃる。「他化天」とは私たちの思いが何でもかなえられる世界─私たちの煩悩の行き着く先です。その煩悩にまもられながら、その煩悩に生き方を教えられながら生きることができる。煩悩の深さによって、いつでも阿弥陀様と出遇い、自分の迷いの深さを聞けることができる生き方が開かれていくのです。【完】

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