11/12/2016

A palavra ‘Salvação’ (Sukui) no Shinshû



Mestre Shinran, em seus escritos faz uso de três diferentes Kanji para designar a salvação (sukui): 救, 拯, 済. Todos com a mesma leitura ‘sukui’ e o mesmo significado de salvar, mas cada um com suas peculiaridades.

Normalmente é usado o kanji 救 (kyû), que traz contida a ideia de salvação através da união de forças e esforços, e tem o sentido de proteger. Mestre Shinran define no ‘Ichinen Tanen Mon-i’: “Aqueles que têm o Shinjin (Verdadeira Fé) são protegidos indistinta e ininterruptamente pelo Buda Amida. ” Significa que qualquer pessoa, em qualquer condição e em qualquer lugar, confiando no Voto Original, é protegido sem nenhuma necessidade de utilizar-se de outras práticas, manifestadamente as práticas do Jiriki (Auto Poder), ensinamentos, ideologias, magias, sortilégios ou malefícios. É neste sentido de salvação através da proteção que o Mestre Shinran utiliza o Kanji 救 (sukui).

O Kanji 拯 (shô, jô) tem o sentido de salvar e erguer ou oferecer ajuda, representa a retirada de alguém que se afoga na água. Somo seres submersos no mar de Bonnô (Paixões Mundanas) mas podemos ser resgatados graças a Grande Compaixão de Amida.

E finalmente o Kanji 済 (sai), tem o sentido de atravessar, passar, entregar, terminar. Para o Mestre Shinran, a salvação com o Kanji 済 significa a travessia deste nosso mundo Saha de ilusões para a Terra Pura, o Mundo da Iluminação.

Desta forma, a salvação do Shinshû consiste em encontrar-se com o coração de Amida, ou seja, obter o Shinjin (Verdadeira Fé), nos abrigar em sua proteção, e assim nos encaminhar para a Terra Pura.


Sayuri Tyō Jun



Nenhum comentário:

Postar um comentário