26/04/2017

Sobre o Shôshinge e os Wasan 正信偈と和讃について

Sobre o Shôshinge
O nome correto do Shôshinge (Poema da Verdadeira Fé) é Shôshin Nembutsuge (Poema da Verdadeira Fé no Nembutsu), e está escrito na parte final do capítulo referente à Prática, na obra máxima do Mestre Shinran, o Kyôgyôshinshô (Florilégio de Passagens sobre a Doutrina, a Prática, a Fé e a Realização Verdadeira da Terra Pura).
O Mestre Shinran, profundamente tocado pelo ensinamento do Nembutsu do Voto Original, e desejando transmiti-lo a todos nós, compôs em forma de poema para que nos familiarizássemos mais facilmente com o ensinamento.
O Shôshinge é composto por 7 caracteres chineses (kanji) formando um verso, totalizando 60 estrofes de 120 versos. No introito os dois primeiros versos apresentam-se da seguinte forma: “Eu confio no Tathagata da Vida Imensurável / E tomo refúgio na Luz Inefável". Essas palavras expressam a alegria do Mestre Shinran ao descobrir um apoio, um fundamento para viver. Assim, o Shôshinge tem a função de transmitir essa alegria, o agradecimento e a lembrança dessa busca.

Sobre os Wasan
O Wasan, é um hino budista composto em língua japonesa.
O Mestre Shinran, compôs inúmeros Wasan para que os ensinamentos do Budismo, sendo recitados, pudessem atingir mais facilmente o coração das pessoas. É uma prática dos fiéis do Shinshû que o utilizam nos ritos matinais e vespertinos, junto com o Shôshinge, que recitando as palavras do Mestre Shinran, tornam o ensinamento mais próximo.
Os Wasan expressam os ensinamentos dos Sutras e dos Sete Patriarcas, aprendidos dia após dia pelo Mestre Shinran.
(Hajimeteno otsutome renshû-chô)
Versão: Sayuri Tyô Jun

「正信偈」とは
「正信偈(しょうしんげ)」は、正式(せいしき)には「正信念仏偈(しょうしんねんぶつげ)」といい、親鸞聖人(しんらんしょうにん)の主著(しゅちょ)である「教行信証(きょうぎょうしんしょう)」「行巻(ぎょうのまき)」の終(お)わりに記(しる)させています。
親鸞聖人(しんらんしょうにん)が深(ふか)い感動(かんどう)をもっていただかれた本願念仏(ほんがんねんぶつ)の教(おし)えを、親(した)しみやすい偈頌(うた)の形式(けいしき)で書(か)き記(しる)され、私(わたし)たちにお伝(つた)えくださったものです。
七文字(ななもじ)を一句(いっく)とし、六十行百二十句(ろくじゅうぎょうひゃくにじゅうく)からなる「正信偈(しょうしんげ)」の冒頭(ぼうとう)には、「帰命無量寿如来(きみょうむりょうじゅにょらい) 南無不可思議光(なむふかしぎこう)」の二句(にく)がおかれています。これは、親鸞聖人(しんらんしょうにん)が、生(い)きる依(よ)りどころを発見(はっけん)したよろこびの表現(ひょうげん)ともいうべきものです。このよろこびを伝(つた)えてくれたはたらきを、感謝(かんしゃ)の念(ねん)とともに尋(たず)ねていかれたのが「正信偈(しょうしんげ)」です。

「和讃」とは
「和讃(わさん)」は、仏教讃歌(ぶっきょうさんか)の一(ひと)つで和語(わご)による讃歌(さんか)です。
親鸞聖人(しんらんしょうにん)は、仏教(ぶっきょう)の教(おし)えを唱和(しょうわ)しながらやさしくふれることができるよう、多(おお)くの「和讃(わさん)」を製作(せいさく)されました。「正信偈(しょうしんげ)」とともに、真宗門徒(しんしゅうもんと)が朝夕(あさゆう)のお勤(つと)めに用(もち)いている親鸞聖人(しんらんしょうにん)のおことばの中(なか)でも、もっとも親(した)しまれているお聖教(しょうぎょう)の一(ひと)つです。
「和讃(わさん)」には、経典(きょうてん)や七高僧(しちこうそう)の教(おし)えに日々学(ひびまな)ばれた親鸞聖人(しんらんしょうにん)の聞法(もんぼう)の営(いとな)みが率直(そっちょく)に親(した)しみやすく表現(ひょうげん)されています。
(はじめてのお勤め練習帳 正信偈)

Nenhum comentário:

Postar um comentário