18/09/2017

O sacrifício de pai e filho 堅田源兵衛親子



Mestre Rennyo durante as perseguições impetradas pelo Templo Enryaku-Ji 延暦寺 do Hieizan 比叡山, refugiou-se por um breve tempo na região de Ôtsu em Shiga. E antes de ir para Echizen, com intuito de proteger o Ícone Sagrado da Imagem do Mestre Shinran, esculpida em madeira, entregou-o aos cuidados do Templo Miidera 三井寺 (Honzan da Escola Tendaijimonshû 天台寺門宗, nome oficial: Nagarasan Onjô-ji 長等山園城寺) em Shiga, por ser um Templo declaradamente inimigo do Hieizan.

Cerca de 15 anos depois, em 1480, com a construção do Templo Yamashina Honganji em Kyôto, Mestre Rennyo então com 66 anos de idade, retornou ao Miidera para recuperar a imagem do Mestre Shinran mas foi surpreendido com a seguinte condição: 2 cabeças humanas em troca da imagem. Essa exigência foi feita porque graças à Imagem do Mestre, um grande afluxo de fiéis do Shinshû visitava o templo, aumentando muito a oferta de donativos ao Miidera e junto com a devolução da Imagem, os fiéis desapareceriam.

Dizem que Mestre Rennyo sofreu muito neste episódio. Até que um pescador que trabalhava no Lago Biwa, de nome Gen-emon de Katata 堅田源右衛門, fiel do Templo Kôtoku-ji 光徳寺 sabendo deste acontecimento, ofereceu-se com seu filho Genbee 源兵衛, para pagar a exigência do Miidera. Essa tomada de decisão baseou-se nas palavras do Ondokusan: “Mesmo que tenhamos de pulverizar nossos corpos, devemos retribuir a Graça da Grande Compaixão do Tathagata; Mesmo que tenhamos que esmigalhar nossos ossos, devemos agradecer os Benefícios dos Mestres”. E invocando o Ondokusan, e dizendo que seu sacrifício não retribuiria nem sequer um milésimo da Graça concedida, o pai Gen-emon cortou a cabeça do filho e apresentou-se no Miidera. Lá perguntaram-lhe da outra cabeça, já que a exigência era de duas. O pai disse que poderiam cortar-lhe a própria cabeça e assim se cumpriria a exigência. Consternados com o sacrifício, a Imagem do Mestre foi devolvida junto com a cabeça de Genbee. Dizem que o Mestre Rennyo em lágrimas, afirmou que o verdadeiro pai da reconstrução do Shinshû é Genbee.

Este é um dos episódios mais tristes da vida do Mestre Rennyo.

A cabeça de Genbee encontra-se no Templo Tôshô-ji 等正 e a escultura de Gen-emon cortando a cabeça do filho está no Templo Kôtoku-ji 光徳寺.



Pesquisa: Sayuri Tyō
Templo Kôtoku-ji 光徳寺

Templo Kôtoku-ji 光徳寺
Cabeça mumificada de Genbee no Templo Tôshô-ji 等正

Templo Miidera 三井寺, ao fundo o Lago Biwa

Nenhum comentário:

Postar um comentário