06/05/2018

O Sentimento de 'Zannen'


Em japonês quando usamos a palavra ‘Zannen’ 残念, significa que lamentamos muito, expressamos um sentimento de lástima e pena. É formada por dois Kanji, o primeiro 残 (zan, nokoru, nokosu) significa restar, sobrar, permanecer, ficar, deixar, legar, continuar, manter. E o segundo Kanji (nen) significa pensar, recordar, lembrar, sentimento, sensação, atenção, cuidado, anseio.

Quando lamentamos o falecimento de alguém e dizemos ‘Zannen’ afirmamos que a pessoa que se foi restará, permanecerá em nossos corações, ficará somente na nossa lembrança, e a sua memória continuará em nós como recordação. E passamos a lembrar dos entes queridos falecidos como aqueles que nos deixaram o legado de nos conscientizarmos de nossa própria finitude e que um dia, nós seremos também, uma lembrança do passado.

O Kanji “nen” também compõe a palavra Nembutsu 念仏, que neste raciocínio pode ser traduzido ao pé da letra como lembrar-se do Buda. Mas o Nembutsu é o Namu Amida Butsu, que significa reverenciar o Buda, tomar refúgio no Buda Amida. Portanto quando recitamos o Nembutsu com nosso corpo e coração unidos, expressamos em forma de reverência os nossos sentimentos e pensamentos voltados ao Buda e por extensão àqueles que foram renascer na sua Terra Pura.


Sayuri Tyō Jun - Trecho de Hôwa

Amida Nyorai - Gohonzon entronizado no Templo Apucarana Nambei Honganji

Nenhum comentário:

Postar um comentário